Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Posse de novos defensores marca consolidação da Defensoria Pública de Goiás

    Publicado por DP-GO
    há 9 anos

    Os 12 novos defensores públicos, ao tomarem posse na tarde desta terça-feira (3), marcam a estruturação da Defensoria Púbica de Goiás (DPE-GO) e fazem história no estado. Esta é a opinião do Defensor Público-Geral de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho, e o sentimento de todos os presentes na solenidade de posse, no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do governador Marconi Perillo.

    O defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, durante seu discurso, enfatizou a importância e o papel constitucional da Defensoria Pública; destacou a preservação da autonomia funcional e administrativa da DPE-GO; lembrou do Projeto de Lei de Reestruturação e Reorganização da DPE-GO, que chegará à Assembléia Legislativa; e agradeceu o trabalho realizado pelos servidores da extinta Procuradoria de Assistência Judiciária, "que vêm se desdobrando ao longo dos anos" para que a DPE-GO chegasse até aqui, no marco histórico de sua consolidação. E ainda agradeceu o apoio do governador Marconi Perillo.

    O defensor público-geral comemora o fato histórico e explica que os novos defensores públicos vão implementar o trabalho já executado e que já foram lotados em áreas específicas para dar uma dinâmica de trabalho à DPE-GO. Cleomar Rizzo lembra que as nomeações não param por ai. "A Defensoria também já está trabalhando para que a segunda nomeação, referente ao segundo concurso, aconteça. Já houve a homologação do concurso e já existe um compromisso do governador, de que os aprovados no segundo certame também serão nomeados e em breve empossados. São mais 42 defensores públicos, que completarão o quadro da DPE-GO que hoje é de 60 defensores", lembra.

    Marco histórico

    O governador, durante o discurso, destacou as falas do representante dos novos defensores e do defensor público-geral, ao lembrarem da estruturação e do papel da DPE-GO junto aos mais necessitados. Para Marconi Perillo o dia da posse dos novos defensores é um marco histórico. "Eu não tenho dúvida de que este dia de hoje é um dia histórico para a sociedade, para os hipossuficientes, para as pessoas que não têm a quem recorrer na hora da sua defesa jurídica. Acho que hoje nós estamos dando um passo muito grande em relação à justiça social para os mais necessitados. É muito triste você ter justiça para os ricos com advogados caríssimos e não ter a mesma justiça estendida aos mais necessitados. Com o início efetivo da estruturação da defensoria pública nós iniciamos uma nova era no Estado de Goiás. eu espero terminar este governo com a defensoria bem mais estruturada", finaliza Marconi Perillo.

    Compromisso

    Diante do auditório lotado com familiares, amigos, secretários estaduais, representantes da Justiça, do Colégio Nacional de Defensores Gerais (CONDEGE), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), e na presença do Governador de Goiás, Marconi Perillo, e do Defensor Público-Geral do Estado, Cleomar Rizzo Esselin Filho, os novos defensores assumiram oficialmente seus cargos. O defensor empossado, Domilson Rabelo da Silva Júnior, discursou pela turma. Para o novo defensor, que está lotado na Gerência Cível, o momento agora é de abraçar o trabalho. "Nosso objetivo agora é estruturar a defensoria, colocar a mão na massa e mostrar a que viemos. Dar o respaldo que a sociedade merece e precisa, cumprindo o papel constitucional de defensor dos hipossuficientes e dos grupos vulneráveis", completa.

    CONDEGE

    O defensor público-geral do Distrito Federal e representante do Colégio Nacional de Defensores Gerais (CONDEGE), Ricardo Batista, reafirma o carinho e a simpatia pelo estado de Goiás e lembra da luta dos defensores públicos. "Pra nós é um motivo de alegria ver mais uma unidade da federação fortalecida, com uma defensoria estruturada. Eu tenho certeza que Goiás poderá contribuir muito também para o fortalecimento das bandeiras que a defensoria púbica nacional tem ainda a enfrentar pela frente. Principalmente a consolidação da nossa autonomia e o reforço do nosso orçamento", explica.

    ANADEP

    O vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Stéfano Borges Pedroso, esse de fato é um momento histórico e não só para Goiás. "Com certeza este é um momento histórico não só para a Defensoria pública de Goiás mas para todo o país. Desde 2004 acompanhamos esta luta, desde que foi aprovada a emenda 45, estamos no estado de Goiás. Acompanhamos todos os trâmites, de 2005 até agora. Sei que é o princípio, hoje Goiás começa a avançar. Agora o único estado da federação que falta defensores é o Amapá", conclui.

    Ascom/DPE-GO

    • Publicações294
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posse-de-novos-defensores-marca-consolidacao-da-defensoria-publica-de-goias/164618935

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)